Usabilidade do site do INSS

Para mim, não há nada mais frustrante na WEB do que acessar o site do INSS. Há tanta falta de informação e tanta falta de cuidado. Na verdade, esse site possui inúmeros exemplos do pior que pode haver na WEB.

Vou mostrar alguns exemplos de descuido:

Imagine que você queira saber se seu empregador tem depositado suas contribuições. Olhando a página principal você descobre que é o link “Extrato previdenciário”. Bem, é mais advinhar, pois não há nada no site que explique cada termo. Imagino que um site dessa natureza e importância deveria conter um dicionário de termos.

Ao clicar, observe no início:

Texto do Extrato Previdenciário do Site do INSS

O texto começa dizendo que, para quem tem conta no Banco do Brasil, a coisa é mais fácil, e o acesso pode ser feito pelo site do banco.

Será que isso quer dizer que a maioria das pessoas tem conta no Banco do Brasil?

Pois, logo depois, ele diz: “Os demais segurados podem acessar…”.

Não seria mais lógico que o acesso para a maioria das população fosse a primeira instrução do texto?
Observe também que o acesso é indicado pelo azul do texto “Extrato de Informações Previdenciárias”. OK, é um padrão o texto azul (parabéns!), mas será que, num site supostamente feito para ser usado por TODOS os cidadão brasileiros, não deveria haver uma maior visibilidade em onde clicar? Talvez com um ícone indicador ou texto isolado?

Isso é o de menos…

Depois que você acessa, ele te leva para uma página de layout totalmente diferente, de outro site. Lá você tem de fornecer seus dados. Mas, a tal página (formulário) também serve para outras coisas, e você fica meio perdido. De cara, ele te diz que “OBS: Temporariamente não estão disponíveis as informações de valores de benefícios.”
Mas, como eu quero saber dos depósitos, deixo clicado em “Todos”.

Tela de consulta Contribuições - Formulário 1

Vejam o que aparece:

Extrato Previdenciário - Formulário 2

Ou seja, nenhum lançamento. Só o que eu já sei.

Clicamos “informações cadastrais”, retorna os dados do contribuinte. E mais nada. Nenhuma outra informação aparece.

Para mim, é uma mistura de descaso com falta de informações. Nada tem ajuda. E isso é para o povo?

Outro exemplo.

Imagine que você queira pagar sua contribuição como autônomo. Na página principal, entre em “Guia da Previdência Social (GPS)

Veja o que aparece:

Guia de contribuição social desativada

Veja que isso já está aí desde 2009!

Ainda na mesma página tem um gerador de boleto. Mas deixo para você, leitor do meu blog, experimentar. É outra aula de como não fazer algo. Para começar, em lugar algum há informação sobre o que significa cada coisa.

Mas, dou uma DICA: Notei que, se você tem conta em um banco, chances há de que você possa depositar o valor em uma opção dentro do atendimento online do banco. Entre no seu banco e procure. Ali você pode depositar o valor que precisa, tendo em mãos apenas o seu NIT e o código do tipo de contribuição.

O chato é saber que o contribuinte paga caro para manter essas coisas.
É uma pena…

3 Comments on “Usabilidade do site do INSS

  1. Recentenmente enviei e-ameil para datapev, outra empresa vagabunda do governo, sobre a mensagem no site INSS “OBS: Temporariamente não estão disponíveis as informações de valores de benefícios” até agora nao me enviaram resposta.

  2. Luiz, infelizmente com a estabilidade o funcionário público faz o que bem entende. Um dia desses fui à Caixa Econômica e fiquei mais de uma hora para ser atendido. De 10 guichês, apenas em dois havia funcionários. Tirei umas fotos e liguei para o PROCON. Infelizmente ninguém atendeu. Cheguei em casa e acionei a ouvidoria da Caixa. Dias depois me ligou o gerente. Ele disse que eu estava enganado, pois seria impossível haver só dois atendentes naquele horário. Disse para ele que tinha como provar, pois tinha tirado fotos. Daí ele começou a me recriminar, dizendo que não se pode tirar fotos dentro de uma agência, que eu deveria ter sido impedido pela segurança, etc. Acredita? Acabei levando bronca.

  3. Só para corroborar, um ano depois, que o site da previdencia social continua uma coisa lamentável. Liguei para o 135 solicitando informações de como obter um extrato trimestral dos pagamentos do meu benefício, a gentil atendente me recomendou acessar o previdencia.gov.br / extrato previdenciário / extrato de informações previdenciárias onde se encontra o tal formulário ainda com a nota que você relata: “OBS: Temporariamente não estão disponíveis as informações de valores de benefícios.” No meu caso era exatamente isto o que eu necessitava.
    Será que um dia a nossa Previdência vai aprender a respeitar o cidadão contribuinte?!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*