Altura do monitor

Não há coisa que causa mais controvérsia em um escritório do que a altura que deve ficar o monitor do computador em relação ao usuário. Diferentemente do que mostra a maioria dos guias de ergonomia, muitas pessoas teimam em instalar seus monitores sobre  pilhas de livros e outros apoios para que fiquem bem alto. De onde sai isso? É difícil responder. O que eu sei é que os guias sérios de ergonomia  que tratam do tema recomendam deixar o monitor abaixo da linha de visada. Ou seja, para a maioria das pessoas, o monitor deve ficar em cima da mesa, a frente do teclado, sem nada que o eleve.

Fiz uma consulta à internet e encontrei alguns sítios que apresentam de maneira bem didática o posicionamento de monitores. Exemplos:

http://www.ccohs.ca/oshanswers/ergonomics/office/monitor_positioning.html

http://www8.hp.com/us/en/hp-information/ergo/workarea.html

http://ergonomics.about.com/od/office/ss/computer_setup_2.htm

http://www.scribd.com/doc/8452817/Ergonomia-Estudo-de-Caso-no-9-B-Sup

Nesse último endereço, há um artigo em português sobre o assunto. Nele há um desenho indicando o melhor  posicionamento do monitor em relação ao usuário. Essa recomendação se repete na maioria dos artigos relacionados ao tema, ou seja, posicionar o monitor de tal forma que a parte superior destes esteja abaixo da linha de visada do usuário.

Posicao do monitor em relacao ao usuário

Nota: Às pessoas que usam óculos bifocais ou progressivos, alguns artigos recomendam a compra de um específico para uso ao trabalhar com o computador, pois o usuário tende a inclicar a cabeça para conseguir focalizar o monitor, o que causa um grande desconforto.

Posted in Usabilidade
3 comments on “Altura do monitor
  1. Ruy Ferreira says:

    Sou membro dqa CIPA da Eletronuclear e instalei 950 suportes de monitor, orientaaçao de ergonomista, com a altura dos olhos alinhada com a barra de ferramentas excel;
    ABERGO vai constatar sermos a primeira empresa do Brasil a faze-lo
    Aguardo seu comentario
    grato Ruy
    obs1: criei uma tabela relacionando estatura com altura do suporte
    obs2: por falta de verba, desenvolvi uma solucao chamada ergoeconomico e patenteei-a. Cada monitor custou R$16 contra os suportes telescopicos que custam R$190

  2. admin says:

    Gerusa,
    Em http://www.office-ergo.com/viewing.htm
    há considerações interessantes sobre a distância entre o usuário e o monitor ou monitores. Como não há estudos definitivos sobre o assunto, o artigo deixa dicas de que a melhor distância é aquela em que o usuário se sinta o mais confortável.
    Temos de ver que há diferentes níveis de acomodação de focalização para cada um, logo uma distância fixa não é possível. Eu, por exemplo, sou míope, mas ainda enxergo bem de perto. Para usar um monitor, no entanto, fico numa distância em que a miopia já começa a atrapalhar. Fui ao oftalmologista e pedi um óculos com menor grau para determinada distância. Deu certo para mim.
    Abraços!

  3. Geruza Lira says:

    Oi Mauro,

    Me formei aí na UNISUL, hoje estou trabalhando na Audaces, e aqui temos um grande suporte com relação a postura, gisnástica laboral etc.. pois bem em uma blitz postural da empresa que presta estes serviços aqui, questionei sobre o posicionamento do monitor principalmente com relação a distância pois aqui utilizamos dois monitores, sendo a área de viualização maior (soma dos dois monitores)questionei se a regra de distância não deveria ser diferente. Para fazer a comparação usei a analogia das Televióes que quanto mais polegadas maior deve ser a distância, ela não soube me responder ficou com a pulga atras da orelha, será que você sabe algo sobre? Gostei muito do post e por ver que em algum momento você pesquisou um pouco sobre o assunto resolvi deixar aí minha dúvida, vai que você leu sobre …
    parabéns pelso posts …

    Abração
    Geruza

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*