Ninho de pombinhas na sacada

Há uns 4 meses, eu e Rochelle compramos um vaso desses de pendurar na parede com uma planta muito bonita. Dias depois, qual não foi nossa surpresa ao regar a planta: havia um ninho já com dois ovos instalados. O mais interessante é que, desde então, já foram chocados 4 ninhadas e mais uma está sendo chocada. De cada vez nasceram dois filhotes. Um par voa e dois ou três dias depois já estão chocando mais dois ovos. Cada par é chocado por mais ou menos 20 dias, e os filhotes voam depos de mais uns 15 dias. Os pais se revezam tanto para chocar os ovos quanto para alimentar os filhotes. Ainda não descobri o padrão dos turnos da alimentação. Para chocar, pelo que notei, a mãe, que é mais cinza, fica durante a noite até pela manhã e voa do ninho lá pelas 8 horas. O pai fica até mais ou menos 11 da manhã. À tarde a mãe retorna e fica até a manhã. Para alimentar o filhote, os pais regurgitam comida diretamente nos bicos dos filhotes.

21 comments on “Ninho de pombinhas na sacada
  1. Marie says:

    Bom dia a todos leitores!
    Eu gostaria de saber, qual o significado do pombo fazer ninho no fundo da minha casa?? Foi um casal estava sujando muito a frente da varanda. Tirei varias Fotos. Porquê ninguém iria acreditar em mim. Pois cheguei bem próximo deles, e falei vcs estão sujando muito aqui, não quero vcs aí. Um olhou para o outro, eu saí da varanda e foi a última vez que eu a vir. Dias passado meu esposo mim deu uma pena dele. Até então não o a vejo. Coloquei ração e água na varanda do primeiro andar e nada deles voltarem. Estou triste! Alguém poderia me falar que fenômeno foi esse. De eu falar com eles e ir realmente embora? Fico muito grata pela resposta.
    Um abraço,

  2. Ckara says:

    Quando chove e molha os ovos isso prejudica o nascimento?

  3. FERNANDA says:

    Feliz 2019, estouna Minha varanda com dois ovinhos num vaso meu.Estou feliz…mas com medo que os vizinhos reclamem do barulho dos filhotes.Eles fasem muito barulho mesmo!Há muito preconceito com pombos…dizem ser ratos com asas.Obrigada desde já Fernanda

    • Mauro Madeira says:

      Fernanda, os pombos que fizeram ninho em nossa sacada, e isto se repetiu por alguns anos, eram pombinhas rola, não aquelas grandes. O barulho era mínimo.
      As pombas grandes, dessas que se vê em praças, são realmente barulhentos e se ficam muito tempo em algum lugar causam estrago com suas fezes.

      Abraços.

  4. Ana Maria Bacha says:

    Um casal de pombos fez ninho na minha janela e estou com muito medo de doença. Deixar a pombinha chocar o ovo pode trazer perigo para família? Quanto tempo sairá a ave que está sendo chocada
    É mais saudável tirar o ovo assim o casal não voltará?
    Agradeceria se tirasse minhas dúvidas porque só fico preocupada com as doenças, ao mesmo tempo tenho pena

  5. Pombinhas ja chocaram ovos no beiral da varanda da minha casa. Agora )03/02/2017) o casal faz umas 12 horas que retornaram mais. Que posso fazer para instalar um “aquecimento” artificial para eles nascerem? Qual a temperatura em graus “C” PARA ISSO ???
    Meu e-mail marvel.juca@bol.com.br

  6. Vanessa Friede says:

    Pessoa, morava num lugar com um varanda grande cheio de espaços e nunca tive essa benção. me mudei para um apartamento que não tem varanda nem área e fui abençoada. Fizeram ninho no meu ar condicionado. evito abrir a janela, para não assusta-los. só abro quando nem o pai nem a mãe estão no local. Não consigo ver os ovinhos. Mas vejo um pedaço do ninho. Tanto o pai quando a mãe se revezam. cantam muito na minha janela, eles vem de 4 a 5 x ao dia.Sorte que não está calor. pq iria fritar no quarto,mas nao ligaria o ar nao! Não quero atrapalhar esse momento magico.

  7. madeira says:

    Yair,
    no nosso ar-condicionado, cambaxirras, acho que é esse o nome, fazem constantemente ninhos. Dá para ouvir a algazarra quando nascem os filhotes. Eles ficam na proteção do ar-condicionado, não propriamente dentro. Acho que dentro não dá para entrar. E o ar fica ligado direto. Acho que não ligam. Vai ver até gostam do calorzinho, hehehe.

  8. Yair Kadosh ben Ysrael says:

    Um casal destas Pombinhas fez um ninho no meu ar condicionado, como caia varios galhinhos dentro do ar resolvi desmotivar retirando os galhos do ninho, para que eles fizessem seu ninho em outro lugar, não deu certo, elas vinham e faziam novamente, entam lacrei a parte superiora do ar com plasticos e fitas e recoloquei os galhos que havia retirado, eles voltaram, descartaram alguns dos galhos recolocados e estam ai chocando. Estou com medo de ligar o ar e atrapalhar a ninhada, por isso estamos só no ventilador.

    • Fernanda M Magalhaes says:

      Ideal é tapar pu coloca naftalina!
      Porq é muito perigoso
      Dentro do ar, porq qnd vc ligar vc poderá inalar as fezes q fazen muito mal!!
      Sem
      Maltratar os bichinhos, claro

  9. admin says:

    Parabéns Adeliza!

    Eu nunca li nada sobre esse tipo de bicho trazer doenças, mas imagino que só um contato bem próximo possa trazer algum risco.

    • Rosana says:

      Não tem perigo de contrair doenças de pombos não
      Precisaria ficar fechados com eles durante muito tempo e eles doentes tbem para pegar alguma doenca
      Na carne vermelha mal passadas e nas verduras mal lavadas tbem tem toxoplasmose e ninguem deixa de comer. So falam mal dos pombos

  10. adeilza ebbing says:

    oi este ano fui abençoada com dois presentes, meu filho que nasceu faz 23 dias e um ninho de pombinha na janeja do meu quarto. moro no segundo andar de um condominio e entre v53 apartamentos fui contemplada com esse lindo presente. so q mim disseram q ela pode trazer doenças para meu bb não sei o que fazer.isso pode realmente aconteçer? alguem pode mim dar umas dicas doque fazer?

  11. Jordana says:

    Eu me mudei para uma casa que é cheio de pombas e tinha um ninho na minha janela, que felicidade!!!!!! S ó que eu quis pegar e sem querer eu quebrei os quatros, eu chorei tanto!buéééééé…

  12. fernanda gonlçaves ribeiro says:

    eu tive a felicidade de encontrar uma na rua no mrio de um temporal, um filhote na verdade levei p minha casa, cuidei dela, ela já esta comigo a 2 ano e 6 meses, ela anda pela casa atras de mim o dia todo , vou tomar banhu ela vai junto, e qdo dá a hora de eu assistir tv ela vai primeiro do que eu e fica esperando eu ligar a tv, se vou tomar sol ela tbem vai, se vou fazer as unhas tem que passar esmalte neçla tbem, se o telefone toca ela vai na frente e fica puxando o fio se amoça vem passar roupas ela corre atra´s da moça com asadas e bilicões, o nome dela é pity, é realmente incrivel e ela atende pelo nome só chamar ela vem correndo eu amo muito realmente é minha estimação
    fernanda

    • Prezada Senhorita Fernanda bom dia! Tudo bem com a Prezada Senhorita? Infelizmente, somente há alguns dias atrás Eu li o seu comentário e Eu estou tão encantada com a sua história e da Vossa Excelentíssima Senhorita Pitty como a Senhorita chama a sua Hóspede. Eu sou uma criada leal e fiel dos Animais e Insetos Pacíficos, não carnívoros, Urbanos e Domésticos, de pequeno, de médio e de grande porte em todo o Universo, e Eu tenho um grande carinho especial pelos Columba livia, que são os Pássaros chamados vulgarmente de Pombos assim como dos Columbina talpacoti. Há a chance de Eu conhece-la e a sua pequena Vossa Excelentíssima Senhorita Pitty? Eu quero muito conhecer Pessoas que tenham amor aos Pássaros e aos Animais e Insetos Pacíficos, não carnívoros, Urbanos e Domésticos, de pequeno, de médio e de grande porte em todo o Universo, isso significa amar a DEUS acima de todas as coisas. Obrigada por uma história de conduta tão bonita e Eu espero que a Senhorita venha a ler a minha resposta ao seu comentário.
      Atenciosamente,
      Sílvia Lúcia Alves

  13. admin says:

    Júlio,
    pelas minhas experiências, você pode ir até a sacada sim. A mãe ou o pai só vai deixar o ninho se você chegar muito perto, algo como 30 cm do ninho com as mãos. Mas depende de onde está o ninho. Se tiver em um vazo suspenso, nem se preocupe
    Eu já tirei foto até de 20 cm. sem quem estava no ninho voar. Mas mesmo quando assustei algum, ele sempre voltou. Veja que pai e mãe têm uma escala no revezamento. Quanto um demora a chegar, o outro começa a chamar. Depois de nascer, cuidado para não assustar os filhotes, pois eles podem deixar o ninho antes do tempo.
    É muito legal ver o processo.
    Mauro.

  14. Julio says:

    Olá Mauro

    Também tivemos a felicidade de ter uma pombinha fazendo um ninho em nossa sacada, semana passada (07/10/2008,) e nesta segunda obsevamos um ovinho. Desde então não fomos mais até a sacada, apenas estamos obsevando pelas frestas da cortina. Não sabemos ao certo o que fazer. Você tem alguma dica? Podemos, molhar as demais plantas? o que você acha? No mais, gostaria de comentar que é uma maravilha estas supersas da natureza!
    Um abraço a todos

    Julio

  15. admin says:

    Pelo que estudei, os pais, não só a mãe, se revezam para cuidar dos filhotes, mesmo depois que eles deixam o ninho. Se eles não foram pegos por um gato ou algo assim, os pais devem estar cuidando deles. Fique tranqüila.
    Outra coisa: só consgui alimentar os que ficam na minha sacada com uma semente que encontrei no supermercado chamada “colza”.
    Agora aguarde que devem usar o ninho novamente.

    Aliás, tenho de atualizar a notícia: no total forma 9 ninhadas. Apenas a última foi problemática, pois um dos filhotes não partiu e caiu na sacada. Foi realmente abandonado. O outro filhote e a mãe ainda ficaram por um tempo passando a noite na parte de cima do ninho, mas pelo que eu notava, não alimentava o outro em baixo. Quase morto, forcei uma canjica bem fina com água no bico dele por uns três dias. Depois ele começo a se alimentar sozinho. Ia ficando lá. Sem voar, coitado. Mas um dia eu tive de deixar a limpeza ser feita no local e, ao tentar pegá-lo, ele voou para o mato que fica ao lado do nosso apartamento (ele dá de frente para um bosque). Nunca mais o vi. Acho que deve ter morrido, pois não acredito que ele tenha aprendido a achar comida sozinho.
    Coisas da vida…

  16. Rúbia says:

    olá Mauro

    Tbém tive esta feliz experiência de acompanhar a pombinha fazendo o ninho, depois encontrei 2 ovos e vi tbém qdo os filhotes nasceram…Achei expetacular!o tempo foi um pouco maior q o q vc disse no texto.mas acontece q agora uns 3 dias atrás não vi a pombinha mãe voltar para o ninho e os filhotes já bem espertos davam a impressão de estar com fome.Meu marido ontem a noite foi tentar colocar um pão pra eles e os dois saíram voando na chuva.tentamos pegar um q ficou no chão pelo terreno e só assustamos mais.chovia bastante e ainda continua e não vimos os filhotes.Acredita q não consegui dormir?
    Hj pela manhã encontrei a pombinha mãe no fio q estendo roupas q é proxima a folhagem q ela fez o ninho e parece desconsolada…faz um som estranho e fica só olhando pro ninho…é de partir o coração.Será q por esta atitude q meu marido teve, podemos ter atrapalhado alguma coisa e até deixar os filhotes morrer? ou Será q ela voltará a fazer ninho alí?
    Fiquei muito triste com o desfecho deste ninho e espero do fundo do coração q ela volte…

    um grande abraço

    Rúbia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*