Como se defender de viroses e outras pragas…

A aquisição de um computador leva em consideração principalmente a velocidade  de seu processador, quantidade de memória e capacidade de armazenamento em disco rígido. Logo em seguida vem o anti-vírus… Oops… Mas tem de ser assim?

Não, não tem. Como sabemos, qualquer anti-vírus impõe uma redução de velocidade no computador, uma vez que ele tem de constantemente monitorar a existência de vírus. Então, qualquer investimento em velocidade acaba sendo prejudicado pela necessidade de usar um anti-vírus.

Uma forma de evitar isto é usar um sistema operacional e aplicativos pouco visados pelos criminosos.
Pense bem: quais são os aplicativos que você usa no seu dia-a-dia?

A maioria dos usuários usa um pacote processador de textos + planilha + apresentação, um aplicativo para leitura de e-mails, um navegador de internet e por fim um mensageiro.

Todas estas coisas estão disponíveis em sistemas operacionais Linux, sob a forma de OpenOffice.org, Thunderbird, Firefox e Gaim, que resolvem 99% dos seus problemas e você não precisa mais se preocupar com vírus. Imagine poder clicar em qualquer coisa? Você não vai precisar pagar por nada e nada que você usar será pirata. E olha que há muitos, mas muitos outros programas que substituem quase tudo que você pode estar usando hoje na forma pirata. Arquivo incompatível é coisa do passado. No caso do OpenOffice, dá para ler e escrever nos formatos que todos usam.

Saia do lugar comum. Pelo menos tente por um tempo usar esta alternativa e ainda por cima conheça uma nova forma de usar o seu computador. No mínimo você vai aprender algo novo. É difícil? Qualquer mudança é difícil. Mas tente ser diferente.

2 Comments on “Como se defender de viroses e outras pragas…

  1. Amigo, bom dia.
    Durante algum tempo tentei usar o Linux, mas esbarrei feio no meu total desconhecimento. Para mim, computador é igual carro: não sei desatarrachar a tampa do tanque de combustível nem onde fica aquela varetinha de medir o nível do óleo.
    Mas, na verdade, “num guento” mais esse lance de vírus, de antivirus (que não resolve nada).
    Tenho como ser usuário do Linux?
    Obrigado (a descontração é para disfarçar o desespero).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*