Compras pela internet: dica de segurança

Comprar pela internet tem seus atrativos. O maior deles, sem dúvida, é poder comparar preços entre várias lojas instantaneamente, usando sítios como bondfaro.com ou buscape.com.br. Outros são a variedade de produtos disponível, a possibilidade de comparar as características daqueles parecidos e também de ler a avaliação de quem já comprou, algo que ainda está demorando a “pegar” no Brasil.

Nesta parte do ano, aumentam os artigos em revistas, jornais e especialistas dando entrevistas de como fazer compras seguras. Neste aspecto dois temas são comuns: comprar de uma loja que realmente vai entregar o produto e a segurança na forma de pagamento, que geralmente é efetuado por cartão de crédito, já que este permite comprar até 12 vezes sem juros (pelo menos aparentes).

O primeiro aspecto é um tanto fácil de tratar. Eu, por exemplo, não acredito em ofertas muito grandes feitas por lojas desconhecidas. Não compro, acho que o risco não compensa. Como pode 10 lojas de cadeias grandes, que compram estoques enormes para ter descontos e repassá-los aos consumidores, vender mais caro que uma lojinha desconhecida que trabalha com um estoque baixíssimo? Bem, isto é possível, mas alguma coisa está fora da ordem em alguma parte ou é picaretagem mesmo. Eu sou sacana: chego a visitar as lojas de cimento-e-tijolo (é assim que se chamam tecnicamente as lojas físicas) para “ver” como é o produto e seu preço. Só depois vou para a internet e fecho o negócio, na mesma loja. Muitas lojas oferecem melhores ofertas no virtual. Mas às vezes é possível conseguir o mesmo preço na loja física, principalmente no último dia do mês.

A segurança na forma de pagamento é o outro aspecto importante. Pensar que anti-vírus vai ajudar a pessoa aqui é desconhecer a “engenharia social”. Este nome se dá à técnica de usar do descuido, ignorância ou curiosidade do usuário do computador para ganhar acesso a seus dados.

Não há anti-vírus que proteja o usuário disto. Por exemplo: quem ainda não recebeu um e-mail com a mensagem “clique aqui para ver as fotos do acidente tal”, ou “um amigo seu mandou uma mensagem. Clique aqui para ver…”.. 99,99% das vezes é uma armadilha e, ao clicar para ver, um programa se instala no computador do usuário. Este programa tem como finalidade capturar determinadas telas de interesse, como por exemplo o acesso a um banco, tela de envio de dados de cartão de crédito, etc.

Feito isto, o programa envia estes dados para o criador do programa de captura, que faz o que bem entender com eles.

A única forma de se proteger disto é nunca clicar nestes links. Mas há situações que são de difícil julgamento, sem contar que crianças ou outras pessoas menos avisadas podem pôr tudo a perder, comprometendo a segurança do computador.

Mas eu tenho uma dica salvadora para quem quer ter o prazer de começar ou continuar comprando pela internet sem medo. Todas as lojas de respeito também aceitam pedidos pelo telefone. Escolha o que você quer comprar, anote os códigos dos produtos da loja e feche o negócio via telefone. Você ainda vai ter a vantagem de conversar com o vendedor, que nestes casos nunca é uma máquina, e quem sabe ainda ter um desconto extra?

Então: use o melhor dos dois mundos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*