Livros

Comentários sobre alguns livros que li.

Ficção

Machado de Assis. Com certeza ele estava além de sua época. Por incrível que possa parecer, já que é um brasileiro, ele é citado por autores internacionais de renome como um dos maiores gênios literários de todos os tempos. Acho que, como é leitura obrigatória na escola, muitos adultos deixam de lê-lo. Experimente ler depois dos 20!
Um trecho muito bacana de Quincas Borba:

“Mas já são muitas idéias, – são ideias demais; em todo caso são ideias de cachorro, poeira de ideias, – menos ainda que poeira, explicará o leitor. Mas a verdade é que este olho que se abre de quando em quando para fixar o espaço, tão expressivamente, parece traduzir alguma cousa, que brilha lá dentro, lá muito ao fundo de outra cousa que não sei como diga, para exprimir uma parte canina, que não é a cauda nem as orelhas. Pobre língua humana!”

Na Biblioteca virtual da USP há algumas obras de Machado de Assis e vários outros escritores da língua portuguesa que podem ser lidos pela internet ou transferidos para o computador. Visite !

Ficção:

Gosto muito de Isaac Asimov, Arthur C. Clarke, Johm W. Campbell.

Alguns de leitura fundamental:

* Eu Robô – Isaac Asimov

* Fundação – A trilogia e seus complementares – Isaac Asimov

* Childhood’s end – Arthur C. Clarke

* A série de Rama – Arthur C. Clarke

* The Gods Themselves – Isaac Asimov – apresenta uma comunicação entre dimensões muito imaginativa.

* Ensaio sobre a Cegueira – José Saramago. O cara é demais! “Por que, sendo nós seres dotados de razão, nos comportamos de maneira tão irracional?” Saramago responde a essa pergunta com engenhosidade e ironia, numa história com atmosfera de pesadelo em que todos os habitantes de uma cidade — com uma única exceção — perdem o poder de enxergar. (extraído de Veja). 

* O Evangelho Segundo Jesus Cristo – José Saramago. Para mim o livro mais cativante do autor. Graças a esse livro, Saramago tornou-se persona non grata em Portugal e, ao mesmo tempo, deu ao país o prêmio Nobel de literatura…

* Memorial do Convento – José Saramago. Assim como Machado de Assis, a leitura de Saramago não atrai apenas pelo conteúdo, mas como o autor usa o português. Não gosto tanto desse livro quanto dos outros de Saramago, mas vale também ler.

* A Caverna – José Saramago. Conta a história de uma família de oleiros que vê seus produtos artesanais perderem seu mercado pela evolução do tempo. O fim é enigmático e sujeito a interpretações, inclusive em relação à caverna de Platão.

* A Rogue’s Life – Wilkes Collins. Escrito em 1857. Interessante o fato de ter sido escrito na era vitoriana. Embora seja uma ficção, a descrição do ambiente e a forma de pensar da época chega a ser uma viagem no tempo.

* Uprising (The Fall of Haven) – Justin Kemppainen

Acima, uma cidade protegida por um campo de força. Abaixo o resto da cidade original, ainda com muitas pessoas vivendo de maneira precária. De vez em quando, forças militares descem para capturar pessoas, levá-las para uma espécie de condicionador cerebral para que sirvam de serviçais para os de cima. O livro conta a revolta dos de baixo.  A leitura prende, com descrições inteligentes dos ambientes e seus personagens.

SPIN – Robert Charles Wilson. Ficção de primeira qualidade. Imagine as estrelas sumirem – assim começa o livro. Há tanta coisa interessante no livro que tenho medo de estragar alguma coisa contanto detalhes. Acredite, vale a leitura.

AXIS – Continuação de SPIN. Muito bom.

VORTEX – Tirando o blá, blá, blá sobre o aquecimento global causado pelo homem, o livro é sensacional. Muito imaginativo o fim, motrando como as narrativas do livro se encontram. Esse livro fecha a trilogia APIN – AXIS – VORTEX

Blind Lake. – Robert Charles wilson. Outro livro sensacional. Uma máquina consegue “ver” o que acontece em outro mundo… Muito legal.

Não ficção


Climbing Mount Improbable – Richard Dawkings. Um livro fantástico. Embora ele verse sobre a evolução das espécies, as descrições sobre diversos fenômenos da biologia, dos seres de um modo geral, prende a leitura até o fim do livro. Aliás, é um dos livros em que o último capítulo é dos mais interessantes do livro: O figo e a vespa – uma simbiose inacreditável.

Making the mind – how brain creates our mental world – Chris Frith. Um estudo do cérebro interessante e muito fácil de ler. Prende a atenção do começo ao fim. Interessante como pensamos que estamos no controle de nosso cérebro. No entanto, vários experimentos mostram que nosso cérebro tem vida própria e realiza atividades sem que percebamos. Nota 10!

A History of Modern Computing – Paul E. Ceruzzi – Esse livro tem tanto conteúdo sobre o início do desenvolvimento do hardware como do software. Para quem gosta de história e de tecnologia, é prato cheio.

Surely You’re Joking, Mr. Feynman!: – Richard Feyman – Um dos maiores cérebros que já existiram, mas com a capacidade de explicar as coisas de maneira simples. Já li algumas de suas aulas sobre física e são monumentais. Nesse livro ele conta passagens de sua vida, inclusive uma visita ao Brasil com muitos detalhes interessantes. Leitura obrigatória, mas não se trata de um livro sobre física.

Eu sou Ozzy – A vida de Ozzy Osborne e como surgiu o Black Sabbath. É um livro que te faz rir do começo ao fim. O cara é inacreditável. Mas surpreendente em muitas passagens…

O que Einstein disse a seu cozinheiro – Robert L. Wolke. Derruba vários mitos, tais como o valor mais nutritivo do sal marinho, açúcar mascavo e tantas outras bobagens. Gostei da parte em que ele explica a diferença entre carne vermelha e as outras. Quem diz que só come carne branca acho que não sabe a diferença entre uma e outra, sabe? Contém muitas curiosidades.

Darwin’s Dangerous Idea: Evolution and the Meanings of Life – Daniel C. Dennett. Outro dos melhores livros que já li. Além de explicar o que realmente é a teoria da evolução, faz ligações interessantes com tudo que nos rodeia. Esse é 10!

Maldita Guerra de Francisco Doratioto. Esse livro mostra de forma documentada o que foi a guerra do Paraguai. Diferentemente de muitos livros “revisionistas”, que tentam mostrar influências americanas e inglesas, ele apresenta os fatos como estão registrados em documentos históricos: Solano Lopes era um ditador que levou seu país a um suicídio. Invadiu o Brasil, que levou a uma resposta que custou caro e muitas vidas. Leitura de primeira!

Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas – Robert M. Pirsig – é filosofia, não é sobre motos, mas o conteúdo é exposto através de passeios de motocicleta e a dificuldade do homem frente à tecnologia – este livro é ótimo. Depois deste ele escreveu outro livro com o título de Lila – Estou tentando arranjar tempo para ler.

O Petróleo – Daniel Yergin – Se você não ler jamais entenderá nosso tempo.

Accidental Empires – Robert X. Cringely – DEMAIS – mostra os bastidores do desenvolvimento da microcomputação – não é técnico.

Spontaneous Healing – Andrew Weil – como obter a auto cura e manutenção da saúde. É ótimo o capítulo da seleção dos alimentos.

Stalin and the Bomb – Holloway – também lançado em português – sobre como a bomba atômica foi desenvolvida e as implicações mundiais decorrentes do jogo entre USA e URSS.

Amusing ourselves to Death – Neil Postman – Passagem da comunicação oral para a futilidade da televisão, uma crítica dos meios de comunicação. Este autor tem uma forma de escrever impressionante. Um dos meus autores preferidos. Neste livro ele trabalha a questão do uso da televisão e a quantidade de informação que temos em mãos mas que não nos interessam na verdade.

No Fundo de um Sonho – A Longa Noite de Chet Baker – James Gavin. História do trompetista Chet Baker. Impressionante o que a droga fez com ele e como o talento é quase indestrutível. O livro conta uma história triste e eu fiquei me perguntando: como pode alguém com tanto talento se destruir tanto.

Without Conscience – Robert D., Ph.D. Hare. Você sabe o que é um psicopata? Não, não tem nada a ver com assassinos. Tem a ver com pessoas que não conseguem se pôr no lugar do outro. De pessoas que não sentem remorso, empatia. Você já deve ter topado com um. Uma coisa é certa: faz suas vítimas viverem no inferno.

A World at Arms: A Global History of World War II, New Edition – Gerhard L. Weinberg. É um livro pesado. 900 páginas de fatos. Talvez você não saiba o que realmente foi a segunda grande guerra sem ler esse livro.

Tagged with: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*