Minha versão de tutorial para ajustar a acentuação no Mac

(Atenção, do Leopard em diante (Mac OS X 10.5) não precisamos mais desse ajuste. Basta entrar em Preferências do Sistema -> Idioma e Texto -> Leiutes do Teclado -> Escolher EUA International – PC. Se essa opção não aparecer no seu, então continue.)

O Mac vem normalmente com o teclado sem o cedilha e com uma forma de acentuar que eu não gosto, talvez por já ter usado no passado teclados  que também não tinham cedilha e teclas especiais de acento que vinham dos PC’s antigos, antes de termos os teclados ABNT.

(Obs.: Neste meu tutorial as telas estão no modo em inglês. Eu prefiro assim pelo fato de algumas vezes faltarem coisas traduzidas para o  português. Como por exemplo o sumiço das preferências de mouse e teclado, por não terem traduzido o painel ainda. Mas siga as figuras que não dá erro.)

Passo 1 :  baixe da página do Rainer Brockerhoff o arquivo de acentuação:

http://www.brockerhoff.net/usi/index.html

Pegue a versão  “is for Mac OS X 10.2 (Jaguar) and up”

————–

Passo 2: abra o pacote e copie  para dentro do folder a partir do HD do seu computador o arquivo U.S. – International.rsrc:

HD -> Library -> Keyboard Layouts

Primeira fig do meu tutoria de teclado no Mac

—————

Passo 3: Faça um logout (no canto esquerdo superior da tela, clique na maça. É a última opção). Você também pode reiniciar a máquina.

—————

Passo 4: entre em preferêcias e escolha “international:

—————

Passo 5: Marque a opção “U.S. – International”. Ela só aparece se  a cópia do arquivo e o logout – login for feito – que são os dois passos anteriores.

Tenha certeza também de marcar a opção do canto inferior esquerdo, para que a escolha do modo do teclado aparecer na barra de menu lá em cima da tela à direita.

Saia da tela.

—————

Se tudo der certo,  deve aparecer lá na barra em cima à direita o seguinte:

e

Se não aparecer, tente fazer logout-login ou revise os passos. Antes de escrever este pequeno tutorial eu refiz estes procedimentos, mas posso ter errado algo. Se não acertei, mande um e-mail ou escreva um comentário aí em baixo, me dizendo o que deu errado.

4 comments on “Minha versão de tutorial para ajustar a acentuação no Mac
  1. Juliana says:

    Ola Mauro, fiz todos estes procedimentos e continuo tendo problemas de erros de acentuação no envio de e-mails, mas apenas quando respondo um e-mail, quando mando uma nova mensagem nao ocorre erros.

    Se puder me ajudar lhe agradeço imensamente.

    Juliana

    • admin says:

      Juliana,
      olhe no programa Mail no menu Mensagem -> codificação de texto. Destacado está o defaut que você usa. No meu é UNICODE (UTF-8). Como ninguém reclama comigo, acho que funciona. Se não tiver, para ficar assim, entre na pasta de Aplicativos, depois na pasta Utilitários, rode o programa que abre o comando em linha, que é o Terminal, e execute a seguinte linha de comando:

      defaults write com.apple.mail NSPreferredMailCharset “UTF-8”

      É só copiar, colar no Terminal e dar enter.

      Depois em conta como ficou. Se quiser, mande email para mim, assim eu vejo a codificação que está.

    • admin says:

      Só uma coisa: o ajuste do teclado não mexe com a codificação de envio do Mail. Mas a dica que te passei deve funcionar.

  2. Anna says:

    Oi Mauro.
    Deu certo sim, já estou escrevendo com acentos como deu para perceber… obrigada!
    Anna

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*