Aquário

Antigamente manter um aquário era difícil, trabalhoso. Hoje em dia a tecnologia facilitou muito. Basicamente o que se precisa é:

* o aquário propriamente dito, que quanto maior melhor;
* um sistema de iluminação, ligado a um temporizador, para que o aquário não receba iluminação excessiva, o que causa a produção de algas (aquela coisa verde que fica nas paredes do aquário)
* um aquecedor automático. Se a temperatura do aquário não fica ao redor dos 30 graus Celsius, várias doenças atacam os peixes. E não adianta remédios; (Dica mais importante!)
* Um filtro externo.  (Segunda dica mais importante!). O sistema de filtro que fica no “solo” do aquário é um acumulador de sujeira, que para limpar só desmontanto o aquário. Já o filtro externo facilita a limpeza. O filtro externo hoje em dia é fabricado no Brasil, o que o torna uma opção acessível.

A manutenção pode ser feita de quinze em quinze dias, desde que não se mantenham muitos peixes. O que é necessário fazer:
* Succionar o fundo. Isto retira os dejetos e a água ao mesmo tempo. Nas lojas este equipamento é bem barato. O segredo é comprar uma mangueira de jardim e ligar esta ao sugador. Desta forma a água suja já vai para o bueiro. Retire uns 50% da água (tem gente que diz menos, mas os meus peixes convivem bem com isto)
* Usando a mesma mangueira, já complete o aquário. Eu uso a água da mangueirinha do chuveiro, que entra no aquário já pré-aquecida, para evitar choques térmico nos peixes. Geralmente verifico se há cloro (tem uns kits de teste para isso). Se estiver com este odor, deixo para fazer a limpesa em outro dia.

De mês em mês, limpo também o filtro externo, trocando o carvão ativado.

Fazendo isto, os peixes vivem muito tempo. Mais de ano.

Aquário

Tagged with:
2 comments on “Aquário
  1. Robinson Pizzio says:

    Pô cara, acabei de entrar nesta de aquarista. Comprei um aquário (20 litros) para meus filhos e por enquanto estou “maturando” a água. Na próxima semana devo comprar os peixes (no máximo 4).
    Abraço,
    Robinson

    • admin says:

      Robinson,
      se você vai pôr peixes desses mais vendidos nas lojas, na minha prática, não precisa desse tempo todo não. Uma noite com a água circulando no aquário já é suficiente.

      Bom sorte aí…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*