Dicas sobre o Projeto de Conclusão de Curso

Prezados alunos,

Após assistir a muitas apresentações de PCC, gostaria de apresentar algumas observações sobre o trabalho escrito e a apresentação.

Trabalho Escrito

Evite resumos grandes

Resumo é resumo, algo que informa ao leitor do que se trata o trabalho. Por isto, na primeira frase deve conter o propósito do trabalho. Uma pessoa que esteja procurando informações sobre um determinado assunto pode deixar de ler sua monografia simplesmente por falta de tempo de ler todo o resumo para saber se interessa ou não. Esta regra permite que o leitor descubra já na primeira linha se o trabalho interessa ou não.

O uso do português

Lembre-se de que seu trabalho ficará à disposição para leitura de várias pessoas. Por isto, procure mostrar que você sabe usar nossa norma da língua culta. Fica feio um trabalho com vários erros ortográficos e frases que poderiam ser melhor construídas. Não poupe neste ponto.
Dois sítios muito interessantes para tirar dúvidas ou mesmo navegar por curiosidade:
* Revista Dicas de Gramática
* Nossa Língua Portuguesa

Tutoriais e Apostilas

Este tipo de material não se presta para referência bibliográfica, principalmente apostilas. As apostilas geralmente são espécie de resumo, onde vários detalhes foram omitidos, não representando uma obra revisada e publicada de grande valor.

Tempo verbal

Muitos alunos usam o documento da proposta do TCCI como base para a monografia, sem no entanto mudar o tempo verbal que foi apresentado. Fica algo como “Neste trabalho iremos desenvolver…”, mas só que o trabalho, nesta altura, já está pronto. Pense nele com um documento pronto. Nada de “no capítulo tal vamos apresentar”, use “no capítulo tal é apresentado…”. Ainal, já não está escrito?

Originalidade

Na graduação não é cobrado do aluno originalidade. Um dos pontos em que você pode contribuir é desenvolver um sistema na plataforma Linux, para resolver problemas práticos. Nosso país é muito pobre, então por que não investir em programas em plataformas gratuitas, que mesmo países ricos, como da união européia, estão fazendo. Vamos deixar o comodismo de lado e partir para algo diferente!

Apresentação do trabalho (defesa)

1) Texto nas transparêcias.

Muitos alunos (mas nem sempre alunos) carregam as transparências com textos, tendendo a ler no momento da apresentação. A transparência funciona melhor se usada como um guia para os ouvintes e o palestrante, não para leitura conjunta. Todos neste ponto já sabem ler, e fica chato seguir o texto junto com o palestrante. Deixe apenas títulos nas transparências. Figuras, diagramas e gráficos são altamente bem-vindos. E não se esqueça: nada de letras com tamanho menor do que 14, pois poucos têm acuidade suficiente para ler nesta tamanho à distância.

2) Forma da apresentação

Evite o uso do “né”, do “tu”, do “eu acho”, na “minha opnião”, o maldito “estaremos apresentando”, etc. Seja o mais neutro e preciso possível, pois trata-se de um trabalho científico (geralmente).

3) Interface com o usuário do sistema produzido (se for o caso)

Cada vez mais cresce a importância de se construir programas fáceis de usar, agradáveis de se ver e compreender. Procure consultar guias de usabilidade de como construir interfaces, tanto para páginas WEB quanto para programas que rodam localmente. De que adianta uma ótima idéia e um excelente programa se ele é difícil ou quase impossível de ser usado pelo usuário comum? Imagine-se no lugar de alguém que não conhece o seu sistema: será que ele vai conseguir usá-lo facilmente?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*